Como planejar a expansão da rota de entregas da minha empresa?

O crescimento de uma empresa varejista ou uma fábrica depende de seu planejamento estratégico para lidar com a alteração da demanda. Diversos quesitos devem ser avaliados para determinar a capacidade de agregar novos clientes.

Um dos aspectos que merece consideração é a adequada roteirização das mercadorias, pois é preciso manter o mesmo nível de serviço e qualidade de atendimento. Continue com a leitura deste artigo e confira as principais mudanças necessárias para implementar a expansão da rota de entregas.

Como planejar a expansão de rotas de entregas?

Os problemas de distribuição afetam tanto pequenos empresários como grandes corporações. Existe certo nível de incerteza e risco inerente à atividade logística que pode custar caro para o orçamento das empresas. As oportunidades de expansão fornecem novos custos e desafios que devem ser superados para que a lucratividade aumente na mesma proporção.

O crescimento planejado deve ser acompanhado por planos de contingência e a realização de melhorias necessárias para adaptar a estrutura existente. Por essa razão, os fatores mais importantes para os gestores são:

  • sistema de gestão: a adoção de softwares capazes de integrar toda a cadeia de suprimentos e fornecer informações precisas sobre o processo;
  • rastreamento: a implantação de sistemas de segurança nos veículos são uma medida que garantem maior proteção durante o trajeto. Além de utilizar a tecnologia de rastreadores para acompanhar o deslocamento da carga em tempo real, é possível identificar acidentes e situações de risco;
  • relacionamento com o cliente: é preciso possuir recursos para enviar relatórios sobre as entregas concluídas e planejar as remessas que estão pendentes para atender os prazos estipulados.

Quais as soluções oferecidas pela terceirização dos serviços de transporte?

Considere a estrutura necessária que uma fábrica, por exemplo, deve possuir para realizar as próprias entregas de produtos e coletas de insumos. Os maiores investimentos serão para a aquisição de veículos e para arcar com a remuneração dos motoristas.

Além disso, há necessidade de disponibilizar um espaço para manter os veículos. Soma-se a isso, uma equipe de técnicos para realizar manutenções e reparos, quando requerido.

Por fim, deve-se contratar uma equipe com conhecimento especializado em logística para lidar com os tramites e garantir que as remessas estão dentro da lei. O pagamento de impostos e seguros das cargas consumirá mais uma fatia dos recursos disponíveis.

Colocando todos esses obstáculos em perspectiva, é perceptível como a expansão da rota de entregas requer os serviços de uma transportadora terceirizada para se concretizar.

Por essa razão, os gestores devem estar cientes de todos os benefícios que a contratação de uma empresa especializada em logística pode disponibilizar para o seu negócio:

1. Suporte de equipe especializada

O processo de transportes é extremamente complexo e envolve várias etapas a serem executadas para garantir que a mercadoria seja entregue em excelentes condições no seu destino. Os profissionais dessa área devem cuidar das atividades de:

  • coleta da carga no fornecedor;
  • encaminhamento da carga para o depósito do transportador para pesagem e emissão dos documentos de frete;
  • selecionar a rota ideal para a entrega;
  • garantir a lotação do veículo para melhor aproveitamento do espaço disponível.

Por essa razão, contar com a expertise de profissionais treinados para fazer a gestão logística pode fazer toda a diferença no processo de expansão da rota de entregas.

As empresas contam com maior experiência e segurança de uma equipe focada para oferecer soluções para os seus obstáculos.

2. Possibilidade da contratação de serviços adicionais

A maioria das empresas realiza seus transportes, tanto de abastecimento como de escoamento, através do modal rodoviário. Porém, as prestadoras de serviço têm conhecimento sobre as particularidades dos diversos modais, como marítimo e aéreo. É possível combinar competências para obter o tipo de transporte ideal para cada demanda.

O mesmo ocorre com o chamado transporte de cargas especiais. Esse tipo de trânsito requer equipamentos e veículos específicos, autorização das autoridades competentes e equipes de escolta para trafegar com segurança. É o caso de mercadorias de grande porte, produtos químicos e perigosos.

3. Otimização de rotas de entrega

Expandir os negócios e aumentar a carteira de clientes são oportunidades que os empreendedores não podem deixar de aproveitar. Porém, a estrutura da empresa deve ter condições compatíveis para suportar o aumento da demanda. Constantemente, é preciso analisar os clientes potenciais para ingressar em novos mercados com sucesso.

Uma empresa terceirizada tem as competências e ferramentas necessárias para realizar a roteirização das entregas, garantindo, assim, economia e agilidade no processo. Por isso, com uma frota equipada de diversos caminhões é possível concretizar a expansão da rota de entregas e distribuição para alcançar um maior número de clientes.

4. Acompanhamento do desempenho da empresa contratada

Esse quesito é chamado de gestão compartilhada e significa que o fornecedor e a transportadora terão obrigações e direitos para cumprir durante a vigência do contrato. São estabelecidos padrões para os serviços prestados e o desempenho deve ser avaliado frequentemente. Essa etapa tem o objetivo de verificar erros e não conformidades para que seja possível realizar as correções necessárias.

O compartilhamento de informações também é um requisito importante como no exemplo dos sistemas de rastreamento de veículos. As empresas que possuem essa funcionalidade permitem o acompanhamento em tempo real da entrega e transparência nos processos.

5. Maior disponibilidade de veículos

Uma transportadora de logística estruturada pode contar com mais veículos à disposição para realização de entregas. Essa frota, quando bem direcionada, tem potencial para ampliar o alcance geográfico das entregas e consequentemente, propiciar a expansão da rota de entregas e realiza-las de maneira mais ágil.

Essa característica também aumenta a segurança dos transportes, pois os motoristas não se encontram sobrecarregados pelo alto volume de entregas programadas para curtos períodos de tempo.

6. Atendimento no prazo de entrega

Uma frota melhor equipada tem condições de lidar com um alto volume de entregas pendentes e garantir que as mercadorias cheguem a seu destino dentro do prazo. Esse fator contribui para a satisfação do cliente que recebe os seus pedidos conforme o especificado.

7. Redução de custos operacionais

A operação logística possui inúmeros custos que pesam no orçamento de uma empresa. Os gastos começam com a aquisição de veículos para realizar essa atividade e as obrigações necessárias para a sua regularização. Em segundo lugar está o consumo de combustível que eleva os custos e, por fim, a lista consta as manutenções dos caminhões para aumentar sua vida útil e prevenir avarias.

Com essas informações, o gestor deve avaliar qual é a melhor opção, contratar uma empresa terceirizada ou utilizar frota própria. Um dos pontos positivos de uma empresa terceirizada é o pagamento de uma tarifa única por serviço. Com isso, o orçamento destinado aos serviços logísticos pode ser aprimorado para reduzir custos e destinar recursos financeiros para a implementação de outros projetos.

Como tomar a melhor decisão?

A tomada de uma decisão que afeta a estratégia da empresa deve ser analisada de forma meticulosa. Para isso, o levantamento de dados e dos custos estimados deve ser avaliado tanto para a consideração de uma empresa transportadora bem como para a implantação de estrutura própria.

Se o objetivo da sua empresa é obter a expansão da rota de entregas, contar com a experiência e recursos de uma prestadora de serviços logísticos pode ser fundamental para o seu sucesso.

Gostou das ideias sugeridas neste texto? Tenha acesso a muito mais, basta seguir a página da Aleixo Transportes no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + treze =

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial