Como se prevenir de roubo nas estradas? Descubra!

Transportar uma carga implica grandes riscos. Além dos acidentes, aos quais sempre podemos estar sujeitos, o número de roubos nas estradas também é grande. Transitar por elas vem se tornando a cada dia mais perigoso.

É claro que isso não deve ser motivo para pânico ou mudanças de logística. Você não vai deixar de entregar um material importante a um cliente por medo de que a carga seja roubada no caminho, certo?

O ideal é trocar o medo paralisante por ações e precauções contra esse tipo de ocorrência. É claro que nada nos deixa totalmente imunes a roubos, visto que há oportunistas que aproveitam congestionamentos e semáforos fechados para agir, mas há atitudes que diminuem essa probabilidade.

Pensando em ajudá-lo, listamos abaixo algumas dicas para que a sua carga não seja roubada. Confira:

Mantenha o veículo sempre em dia

A manutenção do veículo é um fator de grande importância para a prevenção contra roubo nas estradas. Já imaginou ter de parar no meio do caminho por conta de algum defeito no caminhão? Esse tempo parado o deixaria mais vulnerável à abordagem de criminosos (e você não teria nem como escapar, já que o veículo não funciona).

Portanto, faça manutenções preventivas periodicamente, checando os itens básicos (combustível, pneus etc.) sempre que for pegar uma estrada. É claro que isso não te deixa totalmente imune a falhas técnicas do veículo, mas as probabilidades caem drasticamente quando esses cuidados são tomados.

Fique alerta

Fique sempre atento aos retrovisores e à movimentação à sua volta. Mesmo que haja um congestionamento, evite se distrair mexendo no celular ou deixando o rádio em um volume muito alto, por exemplo.

Se perceber que está sendo seguido, não esboce qualquer reação alarmante, dirija-se para uma via movimentada e tente se desvencilhar. Caso não consiga, ligue para a polícia rodoviária.

Se precisar passar por uma zona de perigo, mantenha o contato com alguém de sua confiança. Não pare caso batam na sua traseira, veja alguém pedindo ajuda ou carona na pista ou apareça uma “blitz” nas quais os policiais não estão identificados. Qualquer uma dessas situações pode ser criada por assaltantes para que as vítimas exerçam ainda menos resistência.

Também há casos de veículos que passam e avisam o motorista sobre um suposto problema no caminhão (às vezes, dois ou três veículos informam a mesma coisa). O melhor a fazer e qualquer um desses casos é avisar a polícia rodoviária para que eles chequem a situação e tomem as providências cabíveis sem que você se coloque em risco.

Tenha cuidado ao parar

É claro que viagens longas exigem paradas para abastecer, ir ao banheiro, se alimentar ou até mesmo descansar um pouco. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados durante esses momentos de respiro.

Evite parar em acostamentos ou “botecos” à beira da estrada. O ideal é que a parada seja feita em um posto de gasolina, em locais de grande movimentação de pessoas. O caminhão deve ficar preferencialmente próximo às bombas ou onde houver mais gente circulando.

Na hora da carga ou descarga, o caminhão não deve ser deixado sozinho por sequer um segundo. Esses são momentos de distração e, consequentemente, de grande vulnerabilidade a roubos nas estradas, sendo necessário redobrar a atenção quando estiver neles.

Manter a empresa informada sobre as rotas e buscar orientação sobre os melhores lugares para parar ao longo do caminho são medidas importantes de segurança.

Trabalhe em equipe

Não basta que o motorista esteja preparado para evitar assaltos: é necessário que toda a equipe de trabalho saiba como agir em caso de alguma ocorrência.

Compartilhar trajetos com alguém ou combinar um sinal de SOS ajuda para que as outras pessoas que trabalham com o motorista entendam e saibam como agir quando o mesmo se encontrar em situação de risco. Um software de gestão de rotas também é uma boa pedida.

Pessoas que ajudam a carregar e descarregar também precisam levar em conta algumas dessas dicas. Assim, com todos trabalhando juntos, a prevenção é mais eficaz.

Varie rotas

Motoristas que sempre levam cargas para os mesmos lugares devem se manter atentos. Isso porque pode ser que alguém mal-intencionado fique observando a sua rota por diversos dias seguidos e tenha tempo de montar um plano de abordagem.

Assim, o ideal é variar o caminho. Evite pegar sempre a mesma estrada ou entrar em determinada cidade e passar sempre pelas mesmas ruas. Busque caminhos e rotas alternativas (mantendo a premissa de evitar lugares ermos ou perigosos demais, é claro).

Além disso, sempre que possível, o setor de logística deve buscar alternar remessas e regiões através de um planejamento inteligente e eficaz.

Não reaja caso seja abordado

Por mais que evitemos, pode ser que a qualquer momento aconteça uma abordagem criminosa. Por isso, documentos seus e do veículo devem ser colocados em seu bolso, jamais no porta-luvas. Além disso, evite deixar celular, joias, dinheiro ou qualquer outro objeto de valor à mostra.

Pode ser que os assaltantes estejam interessados somente na carga e deixar que documentos ou pertences seus também vão para as mãos dos bandidos só aumentará a tensão.

Andar armado pensando em se defender também não é uma boa ideia. Lembre-se sempre de que bandidos têm prática no gatilho e certamente serão mais rápidos que você, cidadão de bem, o que cria um risco ainda maior.

No mais, nunca (nunca mesmo!) reaja a um assalto à mão armada. Criminosos não se importam com a vida das outras pessoas: para eles, tanto faz matar alguém ou não. Acione rastreadores e informe à polícia imediatamente. Eles tomarão as providências cabíveis.

Percebeu como segurança também é algo que depende de pequenas atitudes no dia a dia? É claro que não existe uma receita 100% segura para ficar longe de situações desconfortáveis ou mesmo perigosas, mas prevenir-se nunca é demais.

Sabendo que está tomando todas as medidas de segurança cabíveis, o motorista viaja mais confiante e tranquilo, o que faz com que as coisas fluam melhor. Manter-se tenso enquanto dirige pode deixá-lo mais vulnerável a eventos inesperados.

Gostou do nosso post com dicas para se prevenir de roubo nas estradas? Deixe seu comentário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial