Tecnologia e logística: hoje, elas andam de mãos dadas

Tecnologia e logística andam cada vez mais próximas diante da necessidade do setor de armazenar um grande volume de dados, reduzir custos e aumentar a produtividade. Tudo isso faz com que a tecnologia seja imprescindível para que os processos logísticos consigam atender às suas demandas com eficiência.

Com isso, várias soluções estão sendo criadas com o objetivo de buscar a automatização e o aprimoramento dos processos logísticos. Separamos a seguir alguns pontos para você entender como a tecnologia e logística andam de mãos dadas nos dias de hoje. Acompanhe!

Maior agilidade na gestão de estoques

Apesar de a gestão de estoques ainda ser tratada por muitas empresas como uma área operacional, a rotina do setor pode impactar na área financeira, de vendas e compras se mal gerenciada, tendo em vista que a composição do estoque é realizada com a utilização do capital de giro da empresa.

Com um software adequado, o trabalho manual é eliminado, reduzindo os índices de erros e retrabalhos. Também existe um aumento da segurança, da confiabilidade dos dados e, consequentemente, da produtividade.

Geralmente, os sistemas permitem o acompanhamento das rotinas de recebimento, armazenamento, emissão de documentos, expedição, gerenciamento de inventários, além do acompanhamento do giro dos produtos, trocas e devoluções, entre outras coisas.

Ganho na eficiência da gestão de clientes

O sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management — CRM) é a ferramenta que possibilita a transformação do cliente no foco dos processos de negócios de uma empresa.

Com ele, é possível identificar e se antecipar às necessidades dos clientes. Apesar de ser um software voltado para a área de vendas, ele também abrange os serviços de atendimento da empresa, como as entregas, por exemplo.

É por meio do CRM que a empresa pode buscar retornos de seus clientes com relação aos prazos praticados, eficiência dos serviços de entregas e até mesmo feedback sobre o estado de entrega de mercadorias. Com esses dados em mãos, é possível aprimorar os processos.

Eficiência no planejamento de rotas

O planejamento de rotas é um diferencial para o negócio que almeja mais lucratividade e aumento na sua eficiência. No mercado existem softwares que ajudam na roteirização e na otimização das entregas, assegurando o melhor percurso a ser adotado, o que traz mais eficiência nas operações e amplia a economia de combustível e mão de obra.

Como os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam fornecedores com agilidade no envio das informações — localização da carga em tempo real, rastreamento das entregas, etc. — é essencial fazer uso de softwares de planejamento de rotas.

Uma boa ferramenta de monitoramento ajuda você a acompanhar o veículo e vários aspectos das viagens, verificar se os motoristas estão cumprindo o planejado, prever os riscos e antecipar problemas.

Facilidade na integração dos processos

Um dos grandes benefícios da utilização da tecnologia na logística é a integração entre os processos. Ferramentas integradas tornam possível que a comunicação seja rápida e em tempo real. Isso faz com que os processos sequenciados recebam automaticamente os dados, o que agiliza a finalização dos trabalhos.

Veja o exemplo: ao utilizar esse tipo de software em uma rotina de vendas, assim que o pedido entra no sistema, o departamento de estoque já recebe o alerta para fazer a separação das mercadorias. Este, por sua vez, imediatamente dá a baixa das quantidades no sistema, emitindo o alerta para a emissão das notas fiscais e ordem de saída da mercadoria.

Rapidez com a tecnologia mobile

O gerenciamento de equipes externas pode ser aprimorado por meio da utilização de ferramentas mobile, que tornam possível o acesso ao sistema e aos dados de qualquer lugar e em tempo real.

Sendo assim, os dispositivos podem ser usados por motoristas para informar o status das viagens, apontar circunstâncias, além de comunicar qualquer situação. A tecnologia também pode ser utilizada pelos gestores e equipe interna, para acompanhar o deslocamento das cargas.

Em tempos em que a comunicação rápida e precisa é um diferencial, a tecnologia mobile atua com um papel fundamental para garantir que o fluxo de informações seja sempre fluido.

Benefícios com plataformas de gestão de fretes

As plataformas de frete são recursos da tecnologia na logística que trazem muitos benefícios para as empresas e seus usuários. Por meio delas é possível calcular o custo dos transportes e os documentos, fazer a análise do custo de frente, ajudar na contratação do frete com menor valor, ou seja, resolver qualquer situação que esteja ligada à gestão das transportadoras.

Dados mais seguros

Outro grande benefício do uso da tecnologia na logística é poder acompanhar o trabalho das transportadoras e ter acesso a dados mais seguros, principalmente com relação ao status da carga. Em muitas situações, é possível obter o status em tempo real, receber os atestados de recebimento pelos clientes ou mesmo ter o conhecimento de alguma ocorrência que pode provocar atraso na entrega.

Redução do tempo do ciclo do pedido

O ciclo do pedido é o intervalo de tempo que o processo leva para ser finalizado, do momento em que é inserido no sistema até o instante em que é entregue ao cliente.

Como o investimento da tecnologia na logística auxilia na otimização da produtividade e reduz o tempo de execução dos processos, torna-se possível alcançar uma diminuição do lead time, o que melhora o tempo oferecido ao cliente e, consequentemente, aumenta sua satisfação.

A área de logística trabalha todos os dias com um fluxo muito grande de dados a respeito de mercadorias, compras, fornecedores, entregas, entre outros.

Para que essas informações sejam bem trabalhadas, repassadas e utilizadas para a tomada de decisões, contar com a tecnologia é fundamental para que as operações sejam realizadas com confiabilidade, de forma segura, com menores índices de erros e necessidade de retrabalho.

Assim, é possível dizer que quanto mais uma empresa estiver determinada a investir em soluções tecnológicas para o setor de logística, mais seguros e assertivos serão seus processos.

Se você gostou desse artigo sobre tecnologia e logística, curta a nossa página no Facebook para ter acesso a outros conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 8 =

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial