Terceirização do serviço de entrega: conheça 7 vantagens

Entender a logística de uma empresa nem sempre é fácil. No entanto, apesar do desafio, estar por dentro desse processo poderá otimizar sua gestão, aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação do seu negócio.

Se você precisa trabalhar com transporte de cargas, mas ainda não entende muito bem do assunto, optar pela terceirização do serviço de entrega pode ser uma boa opção. Quando terceiriza uma tarefa, você automaticamente começa a dividir suas responsabilidades.

Com menos obrigações, você ganhará mais tempo na agenda e poderá se dedicar a tarefas de caráter mais estratégico. No post de hoje vamos falar sobre sete vantagens da terceirização logística e por que essa pode ser uma das melhores práticas em gestão.

Confira!

1. Amplifica a competitividade do seu negócio

A terceirização tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, especialmente nos setores de limpeza, segurança e manutenção. Ao optar por esse tipo de serviço, você terá mais tempo e energia para se dedicar às atividades internas do seu negócio.

Esse ganho mostra que a terceirização do serviço de entrega não só aumenta a competitividade de uma empresa como também otimiza recursos que passam a ser investidos em produção, administração e desenvolvimento, por exemplo.

Lembre-se que, quando feito internamente, o transporte de cargas envolve a participação de dezenas de funcionários que, assim como você, poderiam ser direcionados para tarefas mais focadas no crescimento do negócio.

2. Promove flexibilidade na escolha da frota

Adequar a quantidade e os modelos dos veículos conforme a necessidade da sua empresa é mais uma das vantagens da terceirização logística. Essa é uma característica de fundamental importância — afinal, nem sempre o transporte de mercadorias é o mesmo.

Haverá momentos em que você precisará apenas de um motoboy para realizar entregas mais simples. Entretanto, para outros tipos de entregas, talvez seja melhor ter o apoio de um ou dois caminhões para executar o serviço de forma completa.

Seja qual for a sua realidade, escolher uma empresa ampla e versátil certamente será uma decisão vista com bons olhos pelo mercado.

3. Possibilita a assistência na terceirização do serviço de entrega

Outra grande vantagem de quem escolhe um serviço de entrega terceirizado é a garantia de suporte que a contratada oferece. Basicamente, você não precisará se preocupar com mais nada!

A empresa terceirizada se torna responsável pela manutenção e pela substituição dos veículos usados, pelo pagamento de funcionários, pelos encargos sociais e por qualquer outro tipo de processo prático ou burocrático que envolva os serviços de entrega.

Além dessa assistência, o gerenciamento de riscos e da segurança é outro fator da terceirização que merece ser destacado. Por serem especializadas, as empresas contratadas oferecem um serviço mais profissional e são capazes de oferecer soluções rápidas e inovadoras.

4. Diminui custos com infraestrutura

As empresas que abrem mão de montar o próprio sistema de transporte ganham uma boa redução de custos com infraestrutura e mão de obra. Afinal, sem uma frota própria, a empresa fica livre de arcar com:

  • compra de veículos de pequeno, médio e grande porte;
  • manutenção constante;
  • renovação frequente da frota;
  • pagamentos de licenças, impostos e pedágios;
  • pagamentos de funcionários.

Além disso, em algumas empresas também há gastos com sistemas internos de monitoramento e rastreamento de cargas. Com a terceirização, tudo isso costuma sair por um valor mais baixo no seu orçamento.

5. Aumenta a credibilidade da empresa

Uma vez que você se dedica totalmente à gestão da sua empresa, a excelência do seu serviço também passa a ser reconhecida pelos seus clientes. A redução de custos e o aumento da produtividade garantem um atendimento mais rápido, menos burocrático e que conta com o apoio de profissionais especializados.

Ainda que seja terceirizada, uma empresa que transmite confiança e credibilidade ao público reflete também a sua própria conduta como bom administrador.

Tenha em mente que um cliente exigente reparará em todos os detalhes da compra que fez com você, inclusive na forma como você enviou a mercadoria. Mostrando-se como uma empresa sólida, responsável e comprometida, seu cliente não terá dúvidas em fazer negócio com você outra vez!

6. Reduz roubos de cargas e manutenção de frotas

Quem já trabalhou com frota própria sabe o quanto é difícil manter os veículos em bom estado por mais de três meses. Além das más condições das estradas, rodovias e vias urbanas do Brasil, veículos de transportes sofrem com o roubo de cargas, acidentes e atos de vandalismo no país.

Ao terceirizar uma empresa que tenha um bom seguro no contrato, você resguarda a segurança das entregas e, em casos de acidentes, danos ou roubos, também tem seus direitos e reembolsos garantidos.

Essa vantagem ainda trará outros benefícios para o seu negócio. Veja alguns deles:

  • otimização do seu tempo de gestão;
  • segurança das suas entregas e funcionários;
  • eficácia na contratação de seguros;
  • menos desgaste em processos operacionais.

No entanto, atenção! Para ter esses benefícios é fundamental estabelecer um contrato claro e preciso no momento da contratação da empresa terceirizada. Ao fazer isso, procure esclarecer todas as suas dúvidas e receios.

7. Libera tempo na rotina de gestores e funcionários

Se você chegou até aqui, então já sabe que contratar uma empresa terceiriza deixará sua agenda — e a de todos os que trabalham com você — muito mais livre!

Aproveite esse tempo para focar no planejamento estratégico do seu negócio e avaliar possíveis pontos de melhorias na sua gestão. Conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa ajudará você na tomada de decisões e aumentará a competitividade da sua empresa.

Ao longo deste post você conheceu quais são as vantagens de terceirizar os serviços de entregas. No entanto, mesmo com tantos pontos positivos, é importante contratar uma empresa reconhecida e legalizada para exercer esse tipo de serviço.

Contratações irregulares podem sofrer penalidades na Justiça do Trabalho, no Ministério Público do Trabalho e na Previdência Social.

Se você quer saber mais sobre a terceirização do serviço de entrega, siga nosso perfil no Facebook e comece a receber na sua timeline novos posts sobre o assunto! Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial